31 / 08 / 2015

SORTE OU AZAR?

” A SORTE RESULTA DA COMBINAÇÃO DOS ACONTECIMENTOS” (Marcus Tullius Cícero)

sorte ou azar -  Sarah Botte

Conta-se que há muito tempo um homem ganhou um cavalo. Na época, isto era um símbolo de riqueza. Seus vizinhos disseram:
– Mas que homem de sorte…
E ele imperturbável, respondeu:
– Talvez, depende…
Um dia o cavalo fugiu…Os vizinhos disseram:
– Mas que homem de azar, teve a alegria para depois perde-la.
E o homem, mais uma vez respondeu:
– Talvez, depende…
Algum tempo se passou e um dia o cavalo retornou, agora acompanhado de vinte e cinco outros cavalos selvagens…Os vizinhos, todos admirados, então disseram:
– Mas não é que o homem é mesmo um homem de sorte…
O homem, sempre tranquilo e imparcial respondeu:
– Talvez, depende…
Certa manhã, seu filho foi domar um dos cavalos selvagens e este o derrubou, quebrando-lhe a perna…Então os vizinhos responderam num só coro:
– Mas que homem de azar…
E como sempre o homem respondeu:
– Talvez, depende…
Aconteceu que em algumas semanas depois estourou a guerra e todos os jovens foram convocados, morrendo todos. Seu filho, no entanto, estava de perna enfaixada e não precisou ir…Todos os vizinhos, mais uma vez disseram:
– Que homem de sorte…
Os acontecimentos em sua vida diária têm somente o significado que você atribui a eles. Visto de outra maneira, não há sorte nem azar, boas notícias nem más notícias e fatos. Você tem o poder de escolher suas percepções. Você exercita esse poder de escolha em qualquer circunstância, todos os dias da sua vida. Quando você considerar a importância dessa observação para sua própria vida – na verdade, para a vida de todo mundo – creio que entenderá porque penso que essa é uma verdade profunda.
A idéia expressa pelo psiquiatra e sobrevivente de um campo de concentração, Vitor Frankl, chega ao âmago do que somos. Conceituado psiquiatra vienense, na década de 30, o Dr. Frankl e sua família foram capturados pelos nazistas, e ele esteve três anos no campo de concentração de Auschwitz. Todos os membros de sua família, inclusive seus pais, irmãos e sua mulher grávida fora mortos. Ele próprio sobreviveu por milagre, suportando as condições mais degradantes e abusivas imagináveis. Após a sua libertação pelas tropas aliadas, escreveu Em Busca de Sentido, obra influente e atual, iniciada em rascunhos de papel durante o seu confinamento. Desde a sua publicação em 1945, o livro tornou-se um best-seller, lido por milhares de pessoas em vinte idiomas. Seu sucesso reflete o anseio profundo que as pessoas têm ao tentarem responder à pergunta: sorte ou azar? Uma pergunta, segundo as palavras de Frankl, “que as queimam por dentro”.
Num determinado momento de sua prisão, o Dr. Frankl tomou uma decisão vital. Percebeu que se tivesse de sofrer todos os terríveis acontecimentos em sua vida, ficaria louco. Decidiu, em troca, viver segundo o princípio de que “somente conhecemos e viveremos a vida através do significado ou da importância das percepções que atribuímos a ela”.
Não há sorte ou azar, más ou boas notícias, apenas fatos, eventos e notícias.
Aliás…tenho uma notícia: VOCÊ TEM MUITA SORTE!

“AZAR É QUASE SEMPRE FAVORÁVEL AO HOMEM PRUDENTE.”  (Joseph Joubert)

Fonte: Insight Daniel C. Luz

Comentários

Comente aqui!

3 Respostas para "SORTE OU AZAR?"

Leandro - 18-09-2015 (05:45)

Parabéns!!! Este texto é incrível. Boa sorte no seu blog.

[Reply]


Taay - 05-10-2015 (21:25)

Uaaau, adorei esse texto! Já havia lido ele anteriormente em algum lugar, é ótimo.
Teu blog é demais, estou apaixonada.
bjuxxx

[Reply]

Sarah Botte

Sarah Botte Reply:

Olá querida! Muito obrigada pela visita aqui no blog e volte mais vezes!!!!
Realmente esse texto é uma lição de vida né, amo os textos do livro Insight II.
Te espero aqui mais vezes 🙂
Beijinhos

[Reply]


Universo das Amigas - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017

%d blogueiros gostam disto: