18 / 07 / 2016

Benefícios da Uva Passa

Olá meus amores, como vocês estão?

Hoje vim aqui para trazer para vocês mais um post relacionado a nossa saúde e o melhor com uma fruta extremamente saborosa e cheia de benefícios, a Uva Passa!!!!!

A Uva Passa é um fruto seco de textura muito suave, carnosa, e com um sabor bem docinho.

as-uvas-passas-sao-mais-ou-menos-densas-que-agua-5486311c6bdd7

É um excelente lanchinho para carregar na bolsa e enganar a fome nos momentos que não dá para comer algo mais elaborado, mas não é por isso que deixa de ser extremamente saudável e um ótimo aliado para quem está de dieta.

Conheça alguns dos benefícios da Uva Passa:

  • Reduzem o apetite: dizem que as uvas passas não são “permitidas” para pessoas obesas devido as suas calorias, porém, o contrário foi comprovado quando se descobriu que elas reduzem o colesterol e o apetite, além de serem capazes de oferecer saciedade. Além disso, são um remédio natural ótimo para evitar a ansiedade, pois são doces e a sensação de consumir um doce pode causar esse efeito. É preciso consultar um médico sobre seu consumo, pois esse fruto seco contém muito açúcar.
  • Ajudam no cuidado dental: um dos componentes das uvas passas é o ácido oleanolico, que desempenha um papel fundamental na proteção dos dentes contra as cáries, a sensibilidade e a fragilidade dentária. Impedem o crescimento das principais bactérias responsáveis pelas cáries e pelo tártaro. Além disso, por tratar-se de um alimento com muito cálcio, evita rupturas ou danos no esmalte dos dentes.
  • Garantem uma boa saúde cardíaca: a catequina é um antioxidante presente nas uvas passas, e ele é muito eficaz para eliminar o colesterol e limpar as artérias, evitando problemas cardiovasculares. Também serve para regular a pressão arterial (ideal para quem sofre de hipertensão) e ajudar na boa circulação.
  • Têm propriedades afrodisíacas: em vários países, as uvas passas são consideradas afrodisíacas, por isso as incluem em muitas sobremesas e doces. Essa capacidade afrodisíaca pode ser associada ao fato desse fruto seco apresentar propriedades energéticas, além de sua dose de aminoácidos (arginina) que estão relacionados ao aumento da libido sexual, atuando em quadros como impotência e infertilidade. No Egito Antigo fazia-se uma mistura de uvas passas e mel para consumir antes dos encontros íntimos.
  • São totalmente energéticas: elas contêm todos os nutrientes que a uva pode nos oferecer, porém, mais concentrados. Oferecem também um alto nível de carboidratos de absorção rápida e mais 70% de frutose. São recomendáveis para crianças e adolescentes, afinal, oferecem muita energia. Por esse mesmo motivo também são recomendáveis para atletas, pela grande carga de esforço físico diário que esse grupo de pessoas faz. Têm, por sua vez, um grande valor energético. Servem para tratar a anemia, pois oferecem ferro ao organismo, além de cobre e manganês. Também é recomendável para quem precisa ganhar peso.
  • Construção dos Músculos:Se você está focado na preservação e crescimento de músculos, é importante saber que a uva passa possui Potássio, mineral funcional para a melhor contração dos músculos e sistema nervoso. Junto à porção saudável de Sódio, o fruto pode apoiar na saúde dos músculos, otimizando o processo de hipertrofia, já que também pode interferir na retenção de líquidos, deixando o volume muscular em maior evidência. A uva passa possibilita que sejam mantidos os níveis energéticos enquanto você está em repouso, por isso, ela garantirá que o metabolismo se mantenha em funcionamento, mesmo após as atividades. Os músculos também podem ser beneficiados com a maior capacidade de absorção de oxigênio, agindo contra radicais livres e evitando danos oxidativos.
  • Controle do Açúcar no Sangue: Segundo o pesquisador James Painter, passas têm um índice glicêmico relativamente baixo e contêm fibras e antioxidantes, todos os fatores que contribuem para o controle do açúcar no sangue. Reduzir a glicose no sangue e manter os níveis normais de hemoglobina A1c é importante porque pode impedir danos a longo prazo para o coração e o sistema circulatório, além de prevenir o aparecimento do diabetes.

Bom, como vocês perceberam a Uva Passa traz inúmeros benefícios a nossa saúde, por isso eu inclui na minha dieta da vida (Todos os dias!!!), normalmente eu como 60gr por dia, dividindo entre lanche da manhã e lanche da tarde ou no pré-treino.

Porém deixo aqui um alerta, como a Uva Passa é densa em calorias, a cada 100gr tem 299 calorias, com 130 calorias em 1/4 de xícara, por isso o ideal é consumi-la com moderação. Comer uma xícara inteira de uva passa adicionaria 520 calorias à sua ingestão diária, quase 30% do total de calorias se você está em uma dieta de 1800, por isso entenda que, comer uva passa engorda, assim como todos os outros alimentos, quando ingeridos em excesso.

Use o equilíbrio sempre, e seja feliz e saudável 🙂

Fiquem com Deus.

Beijinhos.

Fonte: http://melhorcomsaude.com

Comentários

Comente aqui!

Uma resposta para "Benefícios da Uva Passa"

Marinei Buset - 18-07-2016 (16:46)

Sarah, obrigada pela indicação da uva passa. Muito bom!!!

[Reply]


Universo das Amigas - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017

%d blogueiros gostam disto: